Um site é uma vitrine para o seu negócio, contendo todas as informações importantes para o seu público alvo. Um site amplia a visibilidade da marca, e facilita o atendimento ao cliente. Assim, quando ele entra em contato com a empresa, tem a certeza do que deseja ou até mesmo esclareceu suas principais dúvidas.
Confira inúmeras vantagens na criação de um site para sua empresa, especialmente se você tiver um trabalho conjunto de marketing digital.
Um site bem otimizado gera muito mais credibilidade
A internet já faz parte do cotidiano das pessoas. Além do computador, o espaço virtual está nas mãos de potenciais consumidores por meio de smartphones, que estão evoluindo cada vez mais. Então, as pessoas procuram empresas, serviços, produtos, dúvidas, experiências, ou seja, procuram tudo na internet e estão acostumadas a resolver seus problemas por lá.
Uma empresa que ainda não tem presença digital perde espaço para os concorrentes. As pessoas veem essa empresa como ultrapassada e inacessível.
Mais visibilidade no ambiente digital
Com um site, é possível estar na internet e crescer com um trabalho de marketing digital que possibilite ganhar resultados muito expressivos, atraindo clientes seja eles potenciais, construindo relacionamentos, proporcionando experiências positivas e gerando mais conversões. Além disso, o site quebra as barreiras da localização geográfica.
Dependendo do seu tipo de produto ou serviço, seu desempenho não será mais restrito aos clientes que estão próximos à sua empresa; em vez disso, será possível lidar com clientes de qualquer lugar do país e do mundo.
Possibilidade de novos clientes
Com um site e uma boa estratégia de marketing digital, é possível atrair novos clientes. No marketing digital, existe uma grande variedade de estratégias, técnicas e ações, e é possível contar com a ajuda de profissionais ou agências especializadas para identificar as melhores para sua empresa.
Um bom plano de marketing digital, adequado aos objetivos da sua empresa e ao público que você deseja alcançar, resulta em infinitas possibilidades para atrair novos clientes.
Interação com mídias sociais
Se seu público é fã das mídias sociais, você também precisa estar presente neste universo, e um site pode ajudá-lo a maximizar seus resultados nesses canais (e vice-versa).
Seu site pode ter links que direcionam os visitantes para seus perfis na mídia, por exemplo, e os artigos do blog podem permitir o compartilhamento, comentários e curtidas nas redes sociais. Da mesma forma, através das redes sociais, você pode gerar tráfego para o conteúdo publicado em seu site.
Seja encontrado pelos usuários do Google
Como dizemos, as pessoas estão procurando tudo na internet – e, se não encontrarem sua empresa, certamente encontrarão seu concorrente. O Google é o maior mecanismo de pesquisa da Internet e é o que a maioria das pessoas recorre quando tem uma pergunta ou precisa resolver uma necessidade.
Portanto, a criação do site da sua empresa deve ser feita de acordo com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que permitem aos robôs do Google vê-lo como qualidade e relevante para a experiência dos usuários. Fatores como um servidor rápido e de qualidade, conteúdo bem estruturado e a aplicação correta de tags permitem que seu site seja melhor posicionado nas páginas do Google.
Facilidade de respostas padrão
Sua empresa provavelmente possui uma lista de perguntas quase “padrão” e perguntas comuns à maioria das pessoas. Com um site, você pode criar uma página específica e exclusiva sobre perguntas freqüentes. Essa facilidade para os visitantes encontrarem informações gera um sentimento positivo em relação à empresa, pois facilita sua busca por informações e também ajuda a superar possíveis obstáculos que podem impedir a venda. Além disso, também reduz o número de contatos com sua equipe, deixando-os mais livres para realizar outras tarefas mais importantes no atendimento ao cliente.
Possibilidade de aumentar as conversões
Por meio do site, a empresa consegue promover seus produtos e serviços de forma visual, dinâmica e atraente, proporcionando uma experiência positiva aos visitantes. Além disso, você pode usar ações que incentivem um relacionamento mais próximo entre a empresa e os visitantes (como a criação de páginas de destino e pop-ups), levando-os à decisão final de compra ou ao fechamento de um contrato.
Dependendo do segmento, também é possível investir em uma ferramenta de orçamento on-line ou em uma loja virtual, aumentando ainda mais as vendas.
Custo reduzido na criação do site
Para tirar proveito de todas as vantagens que já mencionamos, não há necessidade de fazer um investimento muito grande. Certamente, o investimento para criar um site para sua empresa é muito menor do que o necessário para abrir uma loja física ou um escritório. Para entender melhor os custos envolvidos, consulte nosso artigo sobre quanto custa ter um site. O custo que você terá para registrar um domínio e abrir uma conta em um servidor de hospedagem de sites é muito baixo. Estamos falando de R $ 30 por ano para o domínio e R $ 10 por mês para hospedagem. Sem mencionar que, quando você tem uma empresa especializada para isso, o processo também é muito mais simples.
Avaliação de seus clientes
Dependendo do segmento da sua empresa, é interessante que você tenha espaço em seu site para feedback dos clientes. Essa transparência mostra que a empresa está aberta a ouvir e interessada em melhorar seus produtos e processos. Além disso, muitas pessoas gostam de saber o que os outros estão dizendo sobre sua experiência. Avalie a possibilidade de criar um espaço em seu site para avaliações, testemunhos, testemunhos, sugestões, críticas e reclamações (de acordo com o seu negócio). Alternativa à publicidade tradicional A mídia tradicional, como televisão, jornais, rádio e outras publicações impressas, exige um alto investimento tanto na criação quanto na transmissão. Na internet, o investimento em marketing pode ser muito menor e o site da sua empresa pode ser visto por um público mais qualificado, pois a possibilidade de segmentação é muito maior.
Além disso, você tem mais liberdade em relação ao formato em que deseja trabalhar e pode aumentar o potencial de sucesso investindo, por exemplo, em layouts interessantes e atraentes que garantem uma estadia mais longa dos usuários em seu site. Uma dica é pensar na navegabilidade e na facilidade de encontrar as informações em seu site.
Conclusão
Criar um site para sua empresa não é mais um luxo ou um capricho, mas um investimento necessário. Você já desfruta de todas as vantagens que apresentamos aqui?
Se você ainda não tem um site, que tal começar hoje?